segunda-feira, 10 de setembro de 2018

10 set - Recuperação contínua - Equação do 1° grau



O objetivo é descobrir o valor de x.

a.       5x = 15

5 vezes algum número é 15. Lembrando da tabuada: 5.3 = 15 então x = 3

b.       9x = -36

9 vezes algum número é 36. Lembrando da tabuada: 9.4= 36 então x = -4 (regra de sinal)

c.       2x = 13

2 vezes algum número é 13. O 13 não pertence a tabuada do 2 então podemos utilizar o método da operação inversa:

d.       -4x = 14

4 vezes algum número é 14. O 14 não pertence a tabuada do 4 então

simplifique a fração (÷2 o numerador e o denominador) e aplique a regra de sinal

e.       3x – 9 = 6

Primeiro vamos “compactar” a expressão deixando os termos com x a esquerda e os termos sem parte literal a direita da equação.

f.       7x + 6 = 3x

g.       5(x -2) =  3(2x - 7)

h.       8x - 6(5-2x) = 9(2-4x)



E.E Dom João Nery - Matemática 8° ano

Lista de Exercícios – Resolução de equação do 1° grau

Copiar, responder e entregar no dia 17 de setembro

1.       Resolva as equações:

a.       4x = 12

b.       9x = 27

c.       5x = –35

d.       3x = 16

e.       8x = 22

f.        3x – 9 = 6

g.       5x + 4 = –1

h.       8x + 2 = 54

i.         6x – 10 = 2

j.         3x – 5 = 2x

k.       8x + 10 = 15x

l.         9x – 20 = x + 12

m.     3x + 2 = 52 – 2x

n.       11 - 7x = –13 + 3x

o.       20 + 9x = 4x - 6

p.       4(x -3) = - 5(x - 6)

q.       3x + 4(x-2) = 7(3-x)

r.        6(8-5x) – 3x = 4(2x – 9)

s.        2(5x -3) - 6(2 -x) = 90

t.        5(x +1) + 3(2x + 7) = 8(x + 4)

u.       7(6x – 9) + 8(3x – 1) = 2(9x – 4)

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