O objetivo é descobrir o valor de x.
a.
5x = 15
5 vezes algum número é
15. Lembrando da tabuada: 5.3 = 15 então x = 3
b.
9x = -36
9 vezes algum número é
36. Lembrando da tabuada: 9.4= 36 então x = -4 (regra de sinal)
c.
2x = 13
2 vezes algum número é 13. O 13
não pertence a tabuada do 2 então podemos utilizar o método da operação
inversa:
d.
-4x = 14
4 vezes algum número é 14. O 14
não pertence a tabuada do 4 então
simplifique a fração (÷2
o numerador e o denominador) e aplique a regra de sinal
e.
3x – 9 = 6
Primeiro vamos “compactar” a
expressão deixando os termos com x a esquerda e os termos sem parte literal a
direita da equação.
f.
7x + 6 = 3x
g.
5(x -2) = 3(2x - 7)
h.
8x - 6(5-2x) = 9(2-4x)
E.E Dom João Nery - Matemática 8° ano
Lista de
Exercícios – Resolução de equação do 1° grau
Copiar, responder e entregar no dia 17 de setembro
1.
Resolva as equações:
a.
4x = 12
b.
9x = 27
c.
5x = –35
d.
3x = 16
e.
8x = 22
f.
3x – 9 = 6
g.
5x + 4 = –1
h.
8x + 2 = 54
i.
6x – 10 = 2
j.
3x – 5 = 2x
k.
8x + 10 = 15x
l.
9x – 20 = x + 12
m.
3x + 2 = 52 – 2x
n.
11 - 7x = –13 + 3x
o.
20 + 9x = 4x - 6
p.
4(x -3) = - 5(x - 6)
q.
3x + 4(x-2) = 7(3-x)
r.
6(8-5x) – 3x = 4(2x – 9)
s.
2(5x -3) - 6(2 -x) = 90
t.
5(x +1) + 3(2x + 7) = 8(x + 4)
u.
7(6x – 9) + 8(3x – 1) = 2(9x – 4)
Nenhum comentário:
Postar um comentário