sábado, 29 de setembro de 2018

02 out - Área de figuras e AAP 3° Bimestre



Área na malha quadriculada


1.       Desenhe dois retângulos:

·          vértices A (1;1), B (1;7), C (3;7) e D (3;1)

·          vértices E (4;5), F (4;2), G (8;2) e H (8;5)


a.       Complete a tabela:


Retângulo ABCD
Retângulo EFGH
Base (b)


Altura (h)


Área (A)


Perímetro (P)





b.       Escreva uma fórmula que relacione a área (A), a base (b) e a altura (h) de um retângulo.





2.       Desenhe dois paralelogramos:

·         vértices A (1;1), B (4;7), C (6;7) e D (3;1)

·          vértices E (7;5), F (10;2), G (14;2) e H (11;5)


a.       Complete a tabela:


Paralelogramo ABCD
Paralelogramo EFGH
Base (b)


Altura (h)


Área (A)





b.       Escreva uma fórmula que relacione a área (A), a base (b) e a altura (h) de um retângulo paralelogramo.





3.       Desenhe o losango de vértices A (2;5), B (5;9), C (5;8) e D (5;1)

a.       Trace a diagonal maior BD e a diagonal menor AC

b.       Pinte cada um dos quatro triângulos de cores diferentes.


c.       Desenhe outro losango idêntico ao anterior e recorte cada triângulo colorido para formar peças de quebra-cabeça.

d.       Construa um retângulo com as 4 peças. Cole este retângulo ao lado do primeiro losango.


e.       Complete a tabela:


Losango ABCD


Retângulo
Diagonal maior (D)


Base (b)

Diagonal menor (d)


Altura (h)

Área (A)


Área (A)




f.        Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a diagonal maior (D) e a diagonal menor (d) de um losango.





4.       Desenhe o trapézio de vértices A (2; 1), B (2; 4), C (4; 4) e D (6; 1)

a.       Desenhe outro trapézio idêntico ao anterior e recorte.


b.       Cole o segundo trapézio sobre o primeiro de modo a construir um retângulo.


c.       Complete a tabela:


Trapézio ABCD


Retângulo
Base maior (B)


Base (b)

Base menor (b)


Altura (h)

Área (A)


Área (A)




d.       Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a base maior (B) e a base menor (b) de um trapézio.







5.       Desenhe o triângulo de vértices A (1; 2), B (5; 5) e C (6; 2).

a.       Desenhe outro triângulo idêntico ao anterior e recorte.


b.       Cole o segundo triângulo sobre o primeiro de modo a construir um paralelogramo.

 

c.       Complete a tabela:


Triângulo ABC


Paralelogramo
Base (b)


Base (b)

Altura (h)


Altura (h)

Área (A)


Área (A)




d.       Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a base (B) e a altura (h) de um triângulo.





Lição de casa


  • Caderno do aluno - Situação de aprendizagem 5: área de figuras planas
    • Páginas 64, 65 e 73

Habilidades


·         Compreender e usar o plano cartesiano para representação de pares ordenados.

·         Calcular área de polígonos de diferentes tipos.

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