Área na malha quadriculada
1.
Desenhe dois retângulos:
·
vértices
A (1;1), B (1;7), C (3;7) e D (3;1)
·
vértices E
(4;5), F (4;2), G (8;2) e H (8;5)
a.
Complete a tabela:
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Retângulo ABCD
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Retângulo EFGH
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Base (b)
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Altura (h)
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Área (A)
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Perímetro (P)
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b.
Escreva uma fórmula que relacione a área (A), a
base (b) e a altura (h) de um retângulo.
2.
Desenhe dois paralelogramos:
·
vértices A (1;1), B (4;7), C (6;7) e D (3;1)
·
vértices
E (7;5), F (10;2), G (14;2) e H (11;5)
a.
Complete a tabela:
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Paralelogramo ABCD
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Paralelogramo EFGH
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Base (b)
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Altura (h)
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Área (A)
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b.
Escreva uma fórmula que relacione a área (A), a
base (b) e a altura (h) de um retângulo paralelogramo.
3.
Desenhe o losango de vértices A (2;5), B (5;9),
C (5;8) e D (5;1)
a.
Trace a diagonal maior BD e a diagonal menor AC
b.
Pinte cada um dos quatro triângulos de cores
diferentes.
c.
Desenhe outro losango idêntico ao anterior e
recorte cada triângulo colorido para formar peças de quebra-cabeça.
d.
Construa um retângulo com as 4 peças. Cole este
retângulo ao lado do primeiro losango.
e.
Complete a tabela:
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Losango ABCD
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Retângulo
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Diagonal maior (D)
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Base
(b)
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Diagonal menor (d)
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Altura
(h)
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Área (A)
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Área
(A)
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f.
Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a
diagonal maior (D) e a diagonal menor (d) de um losango.
4.
Desenhe o trapézio de vértices A (2; 1), B (2;
4), C (4; 4) e D (6; 1)
a.
Desenhe outro trapézio idêntico ao anterior e
recorte.
b.
Cole o segundo trapézio sobre o primeiro de modo
a construir um retângulo.
c.
Complete a tabela:
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Trapézio ABCD
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Retângulo
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Base maior (B)
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Base
(b)
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Base menor (b)
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Altura
(h)
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Área (A)
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Área
(A)
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d.
Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a base
maior (B) e a base menor (b) de um trapézio.
5.
Desenhe o triângulo de vértices A (1; 2), B (5;
5) e C (6; 2).
a.
Desenhe outro triângulo idêntico ao anterior e
recorte.
b.
Cole o segundo triângulo sobre o primeiro de
modo a construir um paralelogramo.
c.
Complete a tabela:
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Triângulo ABC
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Paralelogramo
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Base (b)
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Base
(b)
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Altura (h)
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Altura
(h)
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Área (A)
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Área
(A)
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d.
Escreva uma fórmula que relacione a Área (A), a
base (B) e a altura (h) de um triângulo.
Lição de casa
- Caderno do aluno - Situação de aprendizagem 5: área de figuras planas
- Páginas 64, 65 e 73
Habilidades
·
Compreender e usar o plano cartesiano para representação
de pares ordenados.
·
Calcular área de polígonos de diferentes tipos.
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